Bem Vindos mais uma vez ao Reviews de Cigarros! Queria agradecer muito pelo aumento significativo em visitas no blog! Já estouramos as 200 visualizações! Em breve comentarei os cigarros Dunhill Blue Blend e o Hollywood Original, só não os fiz ainda porque ainda tenho outros cigarros que preciso terminar e assim evitar que percam o frescor e a qualidade.
Para ser honesto, quando escrevi este post estava meio receoso sobre se deveria postá-lo ou não, a forma que elaborei o texto não me agradou muito, mas acredito que a ideia é que vale e que num blog, tudo vale, aí vai:
Inicialmente não achei que um blog sobre tabagismo fosse ser tão visto em pouco tempo, ainda mais numa época que é muito preconceituosa contra os fumantes, talvez possamos dizer que a tão autodeclarada geração saúde, junto com a mídia, está soltando os leões sobre nós, fumantes.
Basta ligarmos a televisão em qualquer canal durante os comerciais e temos as propagandas de cerveja que normalmente transmitem a ideia de que “se você beber esta cerveja, terá todas as mulheres do mundo, muitos amigos e será feliz”, ou seja, fumar é extremamente feio e sujo, mas beber é bonito, popular e incentivado. Felizmente, percebi que há pouco começaram a surgir propagandas sobre acidentes no trânsito, causados pelo consumo de bebidas alcoólicas.
O problema nisso tudo é que, supostamente, temos a liberdade de opção em escolher entre fumar ou não. Fiz algumas amizades quando comecei a fumar justamente porque outras pessoas também fumam, mas igualmente perdi amizades porque também existem pessoas que repudiam o hábito de fuma. Então, inevitavelmente, decidir ser fumante tem seu preço na vida social. Lembro-me que na faculdade meus colegas de classe várias vezes me provocavam toda vez que eu saía da sala dizendo “Não vai lá fumar, hein?”
É claro que todos tem o direito de não gostar ou gostar de fumar e é perfeitamente válido que não gostem que fumem em seu carro, em sua casa, ou em sua presença, mas os fumantes também são obrigados a seguir uma série de leis e regras dizendo “Não fume aqui”, “Não jogue sua bituca ali”, “Pague no mínimo isso por seus cigarros”, “Admire essas fotos de pessoas mortas no seu maço”.
Vamos dizer que você está no seu carro e fumando, resolve dar uma carona para seu amigo não fumante, o que faz? Apaga o cigarro antes que ele embarque ou continua fumando? Alguns, por respeito ao amigo não fumante, apagariam o cigarro, outros, por estarem em sua propriedade, seguiriam fumando, e é esse o ponto que eu queria chegar: Será que a maioria dos fumantes poderia seguir fumando dentro do veículo (ou até mesmo em qualquer outro lugar!) sem seu amigo dizer “Dá pra apagar isso?” ou “A fumaça está incomodando, pode apagar?” ? Pessoalmente eu apagaria o cigarro antes do embarque da pessoa, respeito sua opção por não fumar e quero evitar atritos. Outra situação é você estar na rua e uma pessoa estranha chega em você e diz que a fumaça está incomodando, você chegou ali primeiro. O que faz? Apaga o cigarro para ficar ali? Diz que chegou primeiro e recusa apagar o cigarro?
Será mesmo que para os não fumantes seria muito difícil e custoso ter um pouco mais de respeito por quem fuma ou até mesmo um pouco mais de tolerância sem transformar o tabagismo num 8º pecado capital?
Já me estendi demais nesse post, apenas queria trazer à tona um assunto que deveria ser lembrado sempre. Respeito e Tolerância. Muitos fumantes tem consciência de seu hábito não agrada todos, mas todos querem um pouco de respeito, não é mesmo?
Até a próxima, tenham um bom dia!
Feliz 200 Visualizações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário