Olá, pessoal! Bem vindos novamente ao Reviews de Cigarros; Hoje comentarei o internacionalmente conhecido Black Kretek, nativo da Indonésia sob a licensa da PT Djarum e produzido no Brasil pela Golden Leaf Tobacco LTDA.
Um dos imediatos diferenciais da Djarum é trabalhar com cravo em seus cigarros. Por exemplo os dois cigarros da família Black possuem cravo em sua composição. Os cigarros Djarum Super, não comercializados no Brasil, também. Então, quando o assunto é cravo, a Djarum é muito conhecida por seu trabalho.
O grande destaque visual dos cigarros da marca Black é que ambos apresentam o revestimento preto, incluindo o filtro, então, quando se fuma Black, o cigarro em si chama muita atenção para si. Vamos começar a avaliação e ver como o Kretek Original se sai nas nossas notas.
Teores:
Alcatrão: 8mg
Nicotina: 0,7mg
Monóxido de Carbono: 7mg
Filtro: Preto – Tripla Perfuração
01. Embalagem
De imediato, a embalagem é mais larga e ao mesmo tempo mais fina que o comum, pode ser meio estranho encaixá-la em seu bolso junto com um isqueiro, mas nada mal.
O design é simples mas elegante. A palavra “BLACK” em branco na frente com um triângulo vermelho no lugar do “A” indica o sabor de cravo regular, enquanto seu parente, o Kretek Menthol, que tem menta além do cravo, tem um triângulo verde. O fundo é totalmente preto com um detalhe mais “fosco”, onde se econtra o nome da marca e sua logo, que acredito ser um dente de cravo. Perto do fundo há a frase “20 KRETEK Clove Cigarettes”, que traduzido significa algo como “20 Cigarros de Cravo”.
Na parte inferior encontramos os teores e formas para contato do SAC e na tampa há novamente a marca com o tal triângulo vermelho.
Na parte interna vemos que o box difere dos outros por ter seus cigarros separados em dois compartimentos, o que ajuda a manter o frescor. Cada compartimento tem 10 cigarros, e na tampa encontramos informações sobre o tamanho dos cigarros e fábrica. São cigarros supergrandes (83mm).
Nota: 10.0
02. Design no Cigarro
Retirei o primeiro dos cigarros e dei uma olhada. Como são elegantes! O papel preto envolve o tabaco e o filtro e o design no filtro é uma linha prata na transversal e a palavra BLACK, com o triângulo vermelho no lugar do A logo abaixo.
Imediatamente notei que o cigarro é mais fino que o padrão, apesar de não haver nenhuma indicação disso na embalagem. De forma nenhuma é Slim, mas o Dunhill Carlton Blend é, de fato, mais gordinho que o Black Kretek.
O cigarro pode ser bem chamativo em ocasiões e quando estava fumando notei que fiquei sob o olhar de muitos dos fumantes ao redor, principalmente quando pegava o box
Nota: 10.0
03. Cheiro
Assim que retirei o alumínio do flip-top para poder pegar o primeiro cigarro, de imediato o cheiro de cravo inundou minhas narinas. Cada cigarro tem um cheiro extremamente forte do cravo e não pude sentir o odor do fumo quando tentava sentir algo referente à qualidade do tabaco.
Talvez algo que muitos gostem é que para os teores que tem, o Djarum Black Kretek definitivamente não deixa odores fortes nos dedos e roupas. Fiz um teste e percebi que para ter algum cheiro como o de um cigarro comum, tive que fumar uns três cigarros na sequência.
Sobre a fumaça, admito que sinto muito o cheiro de cravo, pouco sinto do cheiro habitual de cigarros.
Nota: 10.0
04. Gosto e Tragada
A) Antes de Acender:
Puxei o ar pelo filtro para, novamente, tentar sentir algum gosto do tabaco, mas o que me surpreendeu foi o filtro adocicado! Puxando o ar senti um suave gosto de cravo, mas meus lábios ficaram com gosto de cravo. Não sou muito fã disso, pois depois fico com instinto de lamber os lábios para retirar o adocicado e isso me faz sentir como uma… Lhama… Parece bobo, eu sei, mas é apenas uma mania. Mas como o gosto é bom e não me senti tão incomodado, está ótimo. O único ponto negativo é que não sinto o gosto do tabaco.
Nota Parcial A: 10.0
B) Após Acender:
Na primeira puxada, o filtro adocicado se mostrou harmonioso com um suave sabor de cravo vindo do fumo. Os estalos do cravo se fizeram presentes apenas na primeira metade do cigarro, (apesar de em outros estes estalos durarem o cigarro inteiro). Ao tragar, não irritou minha garganta e nem minhas narinas. Tudo prazeiroso e com harmonia. Honestamente, o gosto do cravo no filtro roubou toda a cena, não consegui nem sentir o fumo. Para mim, era apenas cravo. Uma excelente quebra na rotina.
Uma observação que vou fazer, pois considero importante, é que fumar vários em sequência pode irritar a garganta. Testei isso por curiosidade, e não tenho como dar um 10 sabendo que pode acontecer.
Nota Parcial B: 8.0
Nota: 9.0
05. Corpo
O ponto mais fraco deste cigarro, com certeza. Apesar de sabor, cheiro, design fenomenais, o cigarro peca por não ter um corpo a sua altura. A fumaça parece mais azulada do que branca, talvez devido ao cravo. O corpo melhorou um pouco ao longo do cigarro, mas nada que me fizesse ficar tão satisfeito.
Nota: 6.0
06. Gosto Após Fumar
Fantástico. Quem precisa de balas quando o cravo fica nos seus lábios e boca por algum tempo após você apagar o cigarro? Para quem gosta de cravo, este gosto será sensacional.
Nota: 10.0
07. Satisfação
# Está satisfeito com este cigarro?
Muito. Imensamente. Insanamente. Perfeito para quebrar a rotina e intercalar com um cigarro regular. Engraçado é que ODEIO balas de canela ou um Trident de canela. Odeio, simplesmente. Mas o Black Kretek foi simplesmente sensacional e me prendeu definitivamente.
# Compraria este cigarro novamente?
Sim! Não tenho dúvidas que compraria este cigarro para intercalar com meu cigarro regular. Mas devo confessar que estou bem ansioso para experimentar o Djarum Black Kretek Menthol, pois sou mais fã da menta em cigarros e se este cravo já me conquistou, não consigo imaginar a menta combinada.
Nota: 10.0
Ok pessoal, por hoje era isso, espero que tenham gostado da review, se gostaram, cliquem no quadradinho “Bom” logo abaixo, recomendem o blog a seus amigos e divulguem! Não esqueçam de comentar e dar opiniões!
Sobre o Djarum Kretek, sua nota final é:
NOTA FINAL: 9.3 (CINCO ESTRELAS)
Ótimo review, vou experimentar outra vez! Esse é um cigarro que nunca comprei, apenas fumei um uma vez e gostei, mas não diferenciei muito pois estava bebendo e fumando o tradicional Carlton. Costumo fumar o Sampoerna A Slims, mas assim que esse box acabar vou experimentar novamente o Black.
ResponderExcluirOlá colega com o enorme username, seja muito bem vindo!
ExcluirFico feliz que tenha gostado da review e espero que continue a postar comentários por aqui! Não sei dizer como ele cai com bebidas pois não bebo e nem pretendo começar.
Sobre o Sampoerna, este também é difícil de encontrar por aqui, mas muitos que conheço falam bem deste cigarro.
Grande abraço!
-BRC.R.
Uso regularmente, prefiro o de menta pois o aroma e o hálito disfarça mais o odor da nicotina.
ExcluirSinceramente quando preciso fumar outro na falta desse,a diferença é notória e desagradável.
Ótimo cigarro, é meu preferido depois do marlboro vermelho. Além do original e o de menta, eles também produzem de canela aqui no brasil, e lá fora também produzem de cappuccino(wtf?), baunilha e cereja
ResponderExcluirÉ uma pena que seja tão fraco no brasil, os teor de nicotina do black nos EUA é 1.0
Existe apenas o de menta e cravo aqui no brasil? to doido atrás do de cappuccino...
ExcluirOlá colegas AQ e rapha roxx,
ExcluirA.Q., seja mais uma vez bem vindo, gosto de seus comentários por aqui e espero que sinta-se sempre à vontade conosco.
Pelo que sei, nos EUA os teores de cigarros não vem impressos nas embalagens e, na verdade, não são cigarros e sim cigarrilhas, pois a lei estadunidense proíbe a produção de cigarros com aditivos, entretanto, pode-se importar, e isso normalmente é feito no site ciggiesworld.com, especialista em cigarros de cravo.
Rapha Roxx,
Seja muiiiito bem vindo, vejo que é seu primeiro comentário aqui e felizmente hoje, enquanto fumei o Djarum Black Kretek Menthol para fazer a review, conversei com um rapaz que me disse existir 3 blacks no Brasil "O vermelho, o amarelo e o verde". O vermelho é este que comentei agora: Kretek, somente cravo. O verde é o que fumei hoje: Kretek Menthol, cravo e menta. Mas o amarelo eu nunca vi. Vale lembrar que dependendo do estado e da cidade em que você está pode ser mais difícil encontrar determinados cigarros, por exemplo, é difícil achar Muratti por aqui, mas em SP/Capital dizem ser mais comum. Em SP existe o Hollywood Gold, que nunca vi na região sul, nos três estados.
Abraços a todos!
-BRC.R.
Não vem impressos nas caixas mesmo, eu vi isso pesquisando na wiki. Pena que no brasil a proíbição vai valer pra cigarrilhas também :(
Excluir--
mas deve dar muito trabalho ($$$$$) importar, não?
AQ,
ExcluirPelo que sei, o trabalho não é nem financeiro, é legal. Conversei com um pessoal dono de tabacarias e parece que é ilegal importar cigarros no Brasil.
Uma pena, com a proibição, tudo desanda.
Grande abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluircara até o que é só de cravo vai ser proibido ? isso é o cravo conta como aditivo ? pelo que eu entendi desse nova lei o que não pode é esses filtros com sabor ; enfim ainda que seja proibido será que nós brasileiros não vamos acabar dando um jeitinho , tipo trazer de paises vizinhos ? as essencias de narguile tbm vão ser proibidas?
ResponderExcluirAlan, Mil desculpas por não ver e responder seu comentário antes.
ExcluirPelo que parece, todos os aditivos serão proibidos. Narguile, cigarrilhas e todo o ramo de sabores darão adeus ao mercado brasileiro em breve, se a proibição prosseguir.
Até mesmo o açúcar seria proibido, mas como o tabaco perde um pouco de suas propriedades durante o processo de fabricação dos produtos, as empresas conseguiram mantê-lo permitido.
Espero que leia esta resposta, hahaha.
-BRC.R.
eu queria saber so uma coisa.eu comprei o black kreteck pois me disserao que ele nao tem nicotina alguma????? Ai eu queria sabe se e verdade.:-)
ResponderExcluirO Black amarelo é de cravo e canela, muito bom, melhor até que o de menta. No rio é facinho de acha.
ResponderExcluirBoa tarde, sabe onde consigo Black de canela em São Paulo?
ExcluirRepública
ExcluirEsqueceu de falar sobre um detalhe muito engenhoso do box desse cigarro... Quando abri-la puxe uma das abas (a inferior, com a frente do box para baixo) daquele "papel metálico" que envolve os cigarros e verá que funciona como uma gaveta, sendo que vc pode abrir e fechar quando quiser e quantas vezes necessário
ResponderExcluirpessoal, não achei mais o black em lugar nenhum na minha cidade, me falaram que ele foi proibido de ser comercializado, isso é verdade?
ResponderExcluirElisson, quanto a proibição não sei, sou um fumante recem-começado, e estou portando um box do citado no post, realmente incrivel comparado aos outros rsrs
ExcluirSou de Curitiba e foi comprado no bairro Xaxim.
Abraços.
onde conseguiu no xaxim Neliton ? moro no boqueirão e desde 2013 não vejo mas black por ai , tenho um menta guardado mas esta vencido desde 2012 ...
ExcluirParabéns pelo review, o que gosto no black é o fato do cheiro não impregnar tanto na roupa.
ExcluirRealmente desapareceu de minha cidade também fiwuei muito chateado.
ExcluirOnde pode-se achar este tipo de cigarro? Soube que foi proibido.
ResponderExcluirEsse é o meu regular, que as vezes intercalo com o Dunhill Nanocut Master Blend.
ResponderExcluirGosto muito do Gudang, mas o Black é o meu preferido!
ResponderExcluirAchei aqui no Guarujá em uma banca de jornal praia das pitangueiras próximo ao restaurante Taiti esse cigarro 🚬 de menthol e excelente eu achei nota 10 eu não gosto do cheiro forte dos outros cigarros Black triângulo verde muito bom mesmo
ResponderExcluirAah! o "Black" cigarrinho suave e perigoso, bom eu sou iniciante não fumo chego a fumar as vezes um quando da vontade, e sim quando fumo um baseado é de lei acender um black ^^. Mais prefiro o Amarelo o melhor que ja fumei e fumo. Lembrando mais uma vez que fumo por que gosto e não pq preciso fumar. Acho que manter isso é o essencial e sempre saber aproveitar bem oq ele te oferece, no meu caso tanto o Black quanto a Maryjuana haha.
ResponderExcluirParou de ser fabricado? Como assim? Não encontro mais em lugar nenhum da minha cidade?
ResponderExcluirO Black é maravilhoso parou de vender em minha cidade, não sei se vou fumar outro poiso cigarro branco me dá dor no peito ao acordar no dia seguinte, que pena pois não fumo por vício e sim por prazer.
ResponderExcluirProcure o Cretec, muito parecido com o Black. Não tem a embalagem linda do Black mas quebra o galho. Mesmo gosto e nada de cheiro nas roupas
ExcluirPessoal saiu um boato que o black a favrifá fevjofou algo do genegê, os cigarros realmente desapareceram da minha cidade no Paraná, fiquei desesperado pois amo este cigarro mudei pro malboMa em fim, oque aocnteceu? Nao vensesev mais? Fechou realmente, ou apenas não estão dorncendo para o braBra ou para alguns estados mesmo ajuddaaaa aqui.
ResponderExcluirMoro em Ceilândia DF e realmente tá difícil de encontrar pra comprar...quando encontrar vou fazer meu estoque kk
ResponderExcluirNuma tabacaria não tem mais esse só o cretec que é bem parecido. Eu substitui o Gudang por esse (tá 25 reais em Porto Alegre) e o cretec tá 11. Intercalo com o Parliament
ResponderExcluirCRETEC é muito bom!!!
ExcluirPena que aqui quase não encontro mais, e onde acho tá $18 🤦🏻♀️💔
Quero comprar o cigarro de menta.
ResponderExcluirPode ser até de outro país.
Alguém sabe como faço?
Pela internet você consegue, aqui do Brasil mesmo
ExcluirAonde consigo comprar esse de cravo
ResponderExcluirSe não encontrar na sua cidade, você consegue comprar pela internet
ExcluirJornaleiro tem.
ExcluirQual o cigarro que vc fuma regularmente ?
ResponderExcluirNão gosto do Black, chamamos ele de incenso por aqui kkkk (pois se queima sozinho) e não é tão bom.
ResponderExcluirPrefiro o CRETEC (canela-caixa toda preta ou menta-caixa preta e verde).
O sabor do CRETEC é melhor que o Black e a duração dele também, ele não se queima sozinho, se você não fumar ele apaga...
E o gosto de canela/menta que fica na boca e lábios é muito bom, além de não deixar cheiro de cigarro na roupa e mãos...